Saúva-limão


Classe:
Insecta


Ordem:
Hymenoptera


 Família:
Formicidae


 Gênero:
Atta


Espécie:
Atta sexdens

A rainha é a maior de todas as formigas, responsável pela população do formigueiro. É a única que põe ovos e vive cerca de 20 anos em laboratório e cerca de 6 anos na natureza.
Bitus são machos alados responsáveis pela fecundação das fêmeas aladas, as Içás, que quando fecundadas tornam-se rainhas.
As operárias são estéreis e vivem de 4 a 5 meses. Dividem-se em: soldados, de maior tamanho, que defendem o formigueiro; cortadeiras, de tamanho médio, que cortam e transportam as folhas; e as jardineiras, de menor tamanho, que cuidam do fungo, dos ovos e das formas jovens de saúvas.
A princesa e bitu revoam em dias claros do começo da estação chuvosa (setembro a dezembro), após a princesa ser fecundada, ela retira as asas com auxílio das pernas medianas e perfura o solo a uma profundidade de 8 a 25 cm, vedando-o com a terra que escavou, assim inicia novo sauveiro. Na implantação do fungo a rainha traz, no aparelho bucal (cavidade infra-bucal), uma bolota de fungo de seu formigueiro natal e a regurgita irrigando-a depois com sua matéria fecal.
O bitu não participa da fundação do novo formigueiro, apenas na reprodução e por não conseguir alimentar-se só na natureza, acaba morrendo. Em toda sua de vida o bitu é alimentado exclusivamente por suas irmãs, ou seja, por alimento líquido passado boca-a-boca, fenômeno conhecido como trofalaxia.

Curiosidade:
Uma fêmea de Atta sexdens pode ser fecundada por até 5 machos.
Para as espécies de Atta o voo nupcial só ocorre quando o formigueiro completa 38 meses, após isso, anualmente ocorrem revoadas nos períodos citados anteriormente.