Tenébrio gigante


Classe:
Insecta


Ordem:
Coleoptera


 Família:
Tenebrionidae


 Gênero:
Zophobas


Espécie:
Zophobas morio

O tenébrio gigante, como todos os besouros, submete-se a uma metamorfose completa, passando pelos estágios de ovo, larva, pupa e besouro adulto.
O ciclo reprodutivo se completa em 6 meses, estando, no entanto, muito sujeito às condições de temperatura, umidade, nutrição e iluminação. São de hábitos noturnos, não suportando a luz solar.
São consideradas pragas agrícolas, devido sua preferência por habitarem locais secos. Podem ser frequentemente encontrado em moinhos, armazéns e depósitos de cereais e grãos, subprodutos como farinhas e farelos também podem conter esses insetos, sejam larvas ou adultos.

  • Vivem cerca de 1 ano.
  • A fêmea deposita cerca de 400 ovos, que eclodem com cerca de 12 dias.
  • A duração da fase larval é de 120 dias e da fase de pupa é de 21 dias.
  • A fase adulta dura cerca de 7 meses e apresentam dimorfismo sexual a partir do 20º dia.

Curiosidade:

As larvas de tenébrio gigante são criadas comercialmente para a alimentação de vários animais, dentre eles aves, mamíferos, répteis e anfíbios. Atingem um comprimento máximo de 4 a 5 cm e também são utilizadas como iscas para a pesca.

Para a criação do tenébrio gigante deve-se utilizar o farelo de trigo ou pó de pinus como cama para as larvas (com pelo menos 8cm de cama). Para até 1000 larvas utilize um recipiente plástico de pelo menos 32cm de comprimento por 22 cm de largura e 20 cm de altura ou outra vasilha com a mesma capacidade. Alimente as larvas com ração para pintinho, complementando com batata, laranja ou cenoura como fonte de água. Retire sobras de frutas e legumes que fiquem por mais de 3 dias. Sobre a cama pode ser colocada um cartela de ovos para que as larvas possam escalar. Toda cama deve ser substituída assim que se notar que ela está muito fina (pó), o que leva em torno de 20 a 25 dias. Isso irá ajudar a manter as larvas sempre limpas e saudáveis.