Tenébrio comum


Classe:
Insecta


Ordem:
Coleoptera


 Família:
Tenebrionidae


 Gênero:
Tenebrio


Espécie:
Tenebrio molitor


Nome popular:
bicho-do-pão
bicho-do-farelo

Uma das espécies bem conhecidas como praga, geralmente encontrada em armazéns de produtos alimentares é o Tenebrio molitor. É a espécie mais comum do gênero no Brasil. Pode facilmente ser encontrado no campo, em antigas cavidades de árvores e ninhos de aves. No entanto é como praga de cereais que é conhecida.
São insetos que evitam locais com iluminação. A larva deste inseto vive em cereais, farinha, açúcar, bem como em outros gêneros alimentícios.
Os ovos confundem-se com o pó e as partículas alimentares. As larvas jovens também são difíceis de detectar, diferente de quando atingem um maior tamanho. Como são fáceis de criar, os tenébrios são muito utilizados como isca para vários tipos de peixes.

  • Vivem cerca de 6 meses.
  • A fêmea deposita cerca de 300 ovos, que eclodem com cerca de 15 dias.
  • A duração da fase larval é de 90 dias e da fase de pupa é de 15 dias.
  • A fase adulta dura cerca de 2 meses e apresentam dimorfismo sexual a partir do 10º dia.

Curiosidade:

Se você gosta de pescar, pode criar suas próprias iscas em casa. Ensinamos aqui como fazer uma criação de larvas do Tenébrio molitor. As mesmas técnicas podem ser aplicadas para a maioria das larvas, alterando-se levemente a forma de criação. Por exemplo, para o bicho-da-laranja, basta colocar um pedaço de fruta ao ar livre por alguns dias para que as mosquinhas ponham os ovos, de onde sairão as larvas.

Para manter uma criação é necessário um recipiente de plástico com uma cama de farelo de trigo e ração para pintinhos, com alguns centímetros de altura. Complemente com um ou dois pães. Como fonte de água, acrescente uma batata, legumes ou frutas, que devem ser substituídas a cada três dias. As larvas se alimentarão e viverão nesse recipiente mantido numa sala com temperatura ambiente, onde passarão a pupas e de pupas a adultos. Os adultos acasalarão e porão os ovos no substrato ou em um bocado de madeira deixado no fundo do recipiente. Toda cama deve ser substituída a cada 20 ou 25 dias, para manter as larvas sempre limpas e saudáveis.